TELESCÓPIOS PARA TODOS 2022
Um projeto global de divulgação da IAU


 

Em 2022, IAU Office for Astronomy Outreach (OAO) se unirá mais uma vez ao projeto belga Sterren Schitteren Voor Iedereen (Stars Shine for Everyone — SSVI), Bresser e Leiden University para distribuir 15 telescópios para comunidades carentes de todo o mundo. Os telescópios dessa edição especial de comemoração ao 10º aniversário da OAO são assinados por astronautas, ganhadores do Prêmio Nobel, comunicadores da astronomia e cientistas com papéis inspiradores em suas comunidades.


 

Recebemos propostas de projetos que ampliem os horizontes de crianças, pais e educadores, despertando o interesse pela ciência e aumentando a conscientização sobre a igualdade de oportunidades para seguir uma carreira em astronomia.

 
Telescopes_for_All_2022_adaptado.jpg
 

COMO PARTICIPAR
 
 

A submissão deve conter:

 

  • Seu nome e e-mail

  • A comunidade ou comunidades contempladas pelo seu projeto,

  • O país onde seu projeto será realizado,

  • Sua proposta (máximo de 2.000 caracteres, com espaços incluídos, em inglês);

  • Em anexo ou uma carta de apoio de uma organização local. A instituição pode ser o Coordenador Nacional de Divulgação da IAU (NOC Brasil), uma universidade, escola, ONG, governo, etc., contanto que este não esteja diretamente envolvido no projeto. A carta deve abordar o conhecimento e a experiência da instituição sobre o seu trabalho e reconhecer a relevância do projeto para uma comunidade carente e o impacto que pode produzir nessa comunidade.

 

As propostas e recomendações devem ser redigidas em inglês e enviadas ao OAO por meio deste formulário até às 23h59, horário local, até 15 de junho de 2022.

Se optar por receber uma carta de endosso do NOC Brasil, é necessário que nos envie a proposta para análise até o dia 10 de junho de 2022 através do e-mail iaunocbrasil@gmail.com

 

Observe que você precisará de uma conta do Google para fazer o upload dos documentos. Se você não tiver uma conta do Google, envie sua inscrição por e-mail para telescópios4all@oao.iau.org. Seu e-mail deve indicar claramente seu nome e seu e-mail, a comunidade ou comunidades contempladas por seu projeto, o país onde seu projeto será realizado, sua proposta (máximo de 2.000 caracteres, com espaços incluídos, em inglês) e uma recomendação em anexo do NOC Brasil ou uma carta de recomendação de uma organização local.

CRITÉRIOS DE ANÁLISE
As submissões serão avaliadas por um representante da IAU OAO, SSVI e Leiden University e serão consideradas com base em:

1. Criatividade (se sua proposta for original ou tiver um componente original). 
2. Impacto (como o seu projeto afetará as comunidades onde será implementado). 
3. Sustentabilidade (como se dará a continuidade do uso do telescópio). 
4. Comunidades carentes em termos de provisões de telescópios na área / região terão prioridade.

As propostas selecionadas serão enviadas aos correspondentes NOCS de cada país para endosso final.

 
 

PRAZOS

​Três prazos devem ser considerados:

1) Caso opte por obter um endosso do NOC Brasil, a data limite para envio de sua proposta ao NOC Brasil é 10 de junho de 2022.
 
2) Envio de carta de endosso caso o seu projeto se adeque às condições de elegibilidade:  até 13 de junho de 2022.
 
3) Data limite para envio de sua proposta e da carta de endosso para o Office for Astronomy Outreach: 15 de junho de 2022,


 

O TELESCÓPIO
O telescópio é um telescópio Newton feito com peças Bresser pelo grupo amador de construção de telescópios Kijkerbouw do Public Observatory Armand Pien (Universidade de Ghent) Bélgica para SSVI. O equipamento vem completo com tubo telescópio com montagem totalmente em madeira, visor, prisma zenital, filtro solar, três oculares Plössl e uma ocular eletrônica (webcam). Com este telescópio é possível observar a Lua, os planetas do nosso Sistema Solar, algumas das suas luas e os objetos Messier mais brilhantes (por exemplo, a Nebulosa de Órion, aglomerados globulares, estrelas duplas).

IMPORTANTE: O uso de filtro solar é obrigatório para observar o Sol. Danos oculares graves ocorrerão se você não usar um filtro solar.

 
 

NOTAS SOBRE A REMESSA

Os vencedores receberão um telescópio (em um único pacote) sem número de rastreamento. Não é possível reenviar o telescópio, portanto, um endereço físico (não uma caixa postal) e um número de telefone de contato devem ser fornecidos.

Os pacotes de envio incluirão documentação sobre o valor educacional dos telescópios, um certificado de doação e um recibo No valor alfandegário do telescópio (50 euros). No entanto, o destinatário do telescópio será responsável por quaisquer despesas locais (como impostos alfandegários).

AGRADECIMENTOS

Sterren Schitteren Voor Iedereen (Stars Shine for Everyone - SSVI) é uma cooperação entre Volkssterrenwacht A.Pien vzw (Public Observatory Armand Pien) e a Universidade de Ghent. O projeto baseia-se na ideia de que “todas as crianças em educação especial e pessoas vulneráveis ​​devem ter a oportunidade de admirar o céu estrelado com a ajuda de um telescópio”, segundo o líder e fundador do projeto, Jean-Pierre Grootaerd.

 

SSVI é realizado pelo grupo amador de fabricação de telescópios Kijkerbouw do Public Observatory UGent Armand Pien em Ghent, Bélgica. Os astronautas belgas Dirk Firmout e Frank De Winne foram os idelizadores do projeto SSVI e Science4Girls. SSVI atua em colaboração com Euro Space Society e Universe Awareness.

 

Bresser doou generosamente os telescópios para o projeto SSVI e Telescopes for All. Telescopes for All também é possível graças ao apoio da Universidade de Leiden.

 
 

ACORDO COM OS PROPONENTES

  1. Todas as decisões dos organizadores do projeto sobre qualquer aspecto do Telescopes for All, incluindo elegibilidade ou desqualificação de inscrições, comentários e imagens e distribuição final, são finais e não podem ser apeladas.

  2. Ao enviar informações para o Telescopes for All sobre as propostas realizadas, os candidatos consentem o uso, reprodução, publicação, transmissão e divulgação de seu nome e informações relativas ao projeto pelos organizadores e/ou parceiros, sem remuneração, em quaisquer publicações ou material promocional, para divulgar os projetos e seus vencedores.

  3. Os vencedores do Telescopes For All concordam em enviar imagens e um breve relatório escrito documentando o uso de telescópios, dentro de 15 dias após o recebimento de uma solicitação por e-mail dos organizadores (IAU Office for Astronomy Outreach, Sterren Schitteren Voor Iedereen (Stars Shine for Everyone — SSVI), Bresser e/ou Universidade de Leiden).

  4. Telescopes for All e os organizadores reservam-se o direito de fazer alterações no projeto a qualquer momento sem aviso prévio, interromper temporariamente o projeto ou cancelar o projeto sem justificativa ou ser de alguma forma responsável por essa decisão. Nenhum dano ou compensação pode ser reivindicado pelos candidatos.

  5. Ao enviar uma proposta, os candidatos reconhecem que Telescopes for All, os organizadores e os colaboradores não são responsáveis ​​por quaisquer despesas locais (como impostos alfandegários) associadas ao recebimento do telescópio se o candidato ganhar um telescópio.

  6. Telescopes for All, os organizadores e os colaboradores não se responsabilizam por danos adquiridos pelo uso de um telescópio adquirido através da Telescopes for All. Os usuários do telescópio são responsáveis ​​pelo uso do telescópio.

 

RESULTADOS 2020

17 COMUNIDADES SELECIONADAS PARA RECEBER TELESCÓPIOS

 


Um total de 17 comunidades de grupos sub-representados em todo o mundo foram selecionadas para receber telescópios autografados por astronautas e ganhadores do prêmio Nobel. Esta é a primeira leva de telescópios a serem distribuídos pelo programa Telescopes for All: Inspiring Stars & Stars Shine for Everyone Collaboration.

O programa recebeu 172 inscrições endossadas pelos Coordenadores Nacionais de Divulgação da IAU (NOCs) de 34 países. As propostas selecionadas levarão telescópios para crianças nas áreas rurais de Camarões e Tunísia, migrantes e refugiados na Espanha e crianças com deficiência auditiva e visual na Indonésia e no Nepal, para citar apenas alguns.

 

Os telescópios foram doados às seguintes iniciativas: 

 

● Telescopes for All in the heart of Argentina, Villa Mercedes Astronomy Club, Argentina

● Seichu-Jurá Project, Sociedade de Astronomia do Maranhão, Brasil

● Making Space for All (MASA), The Astronomical Society of Brunei Darussalam, Brunei

● Telescopes for All in Cameroon, Bilingual Secondary School, Camarões

● A Telescope for the Mangilaluk School in Tuktoyaktuk, Canadá

● Telescopes for All in Chile, “Hermanos Carrera” School, Angol, Los Lagos Region, Chile

● Telescopes for All in the Dominican Republic, ASTRODOM, República Dominicana

● Telescopes for All in Haiti, Haiti, Groupe Astro-Jeunes-Ado, Haiti

● The Universe for Everyone, Andromeda, Ahmad Dahlan University, Indonésia

● Astronomy is Open to Everyone, Asif n Ait Bounouh Association for Culture and Awareness, Marrocos

● Telescopes for All in Nepal, Blind Rocks!, Nepal

● Telescopes for All in Panama, Panama Rainforest Discovery Center, Panamá

● Mirando al Cielo, Paraguai

● Telescopes for All in Peru, Huaycán Cultural, Peru

● Socio-educative support for migrant and refugee children, Espanha

● Telescopes for All in Tunisia, Enfidha Astronomy Club, Tunísia

● Astronomy for All, Saigon Astrokids (SAK), Vietnam

Em virtude da pandemia da COVID-19, os telescópios incluirão uma câmera digital, de modo que divulgadores e educadores de ciências possam conduzir suas observações e compartilhá-las com segurança com sua comunidade de forma online, até que as medidas de segurança permitam interações presenciais.

Parabenizamos a Sociedade de Astronomia do Maranhão como proponente de uma das iniciativas que receberão o telescópio, e agradecemos a participação de todos que enviaram seus projetos. 

Resultados 2021

O projeto Telescopes for All 2021 recebeu 225 inscrições de 54 países com o apoio ativo dos Coordenadores Nacionais de Divulgação da IAU (NOCs). As propostas selecionadas levarão telescópios a comunidades socialmente carentes na Polônia; ajudar a combater as disparidades educacionais e melhorar o acesso a carreiras STEM para mulheres e meninas em Botsuana e Maurício; alcançar áreas rurais na Malásia; e campos de refugiados na Jordânia, entre muitos outros lugares.

 

Os telescópios serão enviados para às seguintes iniciativas:

  • Telescopes for All in Afghanistan, Kayhana Astronomical Group, Afeganistão

  • Telescopes for All in Botswana, Machana Satellite School, Botsuana

  • Tomorrow’s Stars (Astros do Amanhã), Leva Ciência Institute (Instituto Nacional Leva Ciência - INALC), Brasil

  • Telescopes for All in Ghana, Tetteh-Ocloo School for the Deaf, Gana

  • Namma Telescope, Open Space Foundation (OSF), Índia

  • Telescopes for All in Iraq, Freelance, Al-Muthanna University (Lecturer), Iraque

  • Telescopes for All in Jordan, Jordanian Astronomical Society (JAS), Jordânia

  • Telescopes for All in Malaysia, SJKT JUGRA School, Malásia

  • Telescopes for All in Mauritius, Hindu Girls’ College Astronomy Club, Maurícius

  • Evening Meetings With Astronomy, Grupa Edukacji Astronomicznej na Czarnej Hucie (The Black Ironworks Astronomical Education Group), Olônia

  • Telescopes for All in Samoa, Tiapapata Art Centre, Samoa

  • Telescopes for All in Timor Leste, Knua Sentrál ba Prátika Siénsia no Matemátika (KSP), Timor Leste

Parabenizamos o Instituto Nacional Leva Ciência, Amapá, como proponente de uma das iniciativas que receberão o telescópio, e agradecemos a participação de todos que enviaram seus projetos.